sábado, 3 de abril de 2010

“Chico Xavier” - Comentado





Chico Xavier
Título Original:  Chico Xavier
Gênero:  Biografia, Drama
Direção:  Daniel Filho
Roteiro:  Marcos Bernstein
Produção:  Daniel Filho
Site Oficial:  http://www.chicoxavierofilme.com.br/         
          Esse com certeza não é um filme sobre religião. É uma cinebiografia muito bem elaborada sobre um dos maiores médiuns de todos os tempos. Contada desde sua infância, até uma boa parte de sua vida, a história retrata o sofrimento, as alegrias, a humildade, o descrédito e a realização de um sonho de um ser humano especial que foi, e ainda é, Chico Xavier.
          O filme tem como base uma entrevista de Chico em um programa de televisão, onde ele responde à perguntas de alguns convidados, sobre a psicografia. A cada pergunta é contada uma passagem de sua história, começando com Chico ainda criança vivido por Mateus Rocha. O menino vai crescendo. Interpretado então por Ângelo Antônio, ele se torna um médium muito procurado por vários tipos de pessoas. Já com idade mais avançada, ele é Nelson Xavier, e atua na entrevista base do filme. Essa entrevista é ligada diretamente a um fato marcante da vida de Chico Xavier, que foi a inocência de um rapaz provada por uma das cartas psicografadas por ele. No elenco estão grandes nomes do cinema nacional como Letícia Sabatella, que interpreta Maria João, mãe de Chico, Luiz Melo como João Candido, pai de Chico, Tony Ramos e Christiane Torloni, que são os pais do menino assassinado, entre outros.
          Um dos prós do filme, é no momento dos créditos finais, onde se apresenta um arquivo em vídeo de Chico na entrevista original, antes dramatizada no filme. O momento passa um ar de documentário à obra. Isso, sem contar as ótimas atuações nas três fases de Chico. As falas e os trejeitos são quase idênticos. A trilha sonora durante todo o filme, passa uma sensação de suspense e emoção. Faltou focar um pouco mais na rejeição que Chico sofria por seu dom divino. E também senti falta de imagens atuais de Chico, e pessoas próximas a ele que não foram mencionadas no drama.
          Bem, o filme vale o ingresso e suas duas horas e quinze minutos de duração, principalmente pra quem sempre acreditou e foi ligado na vida e ‘carreira’ de Chico Xavier. Assista a essa superprodução brasileira, que emociona, dirigida por Daniel Filho com maestria e muita competência. Bom filme !!!

Imagens:
Nelson Xavier Ângelo Antônio Mateus Rocha
Tony Ramos Giulia Gam e Letícia Sabatella

Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário