quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Conheça a diferença entre Wireless e WiFi

 

wi-fi

  Você já sabe a diferença entre Wireless e WiFi?? Pois é, agora vamos explicar resumidamente essa diferença.

  Normalmente o termo rede wireless designa todas as redes de comunicações que recorrem à tecnologia rádio para transferência de dados. Entre as tecnologias wireless contam-se a de infravermelhos (IrDA), as redes celulares e as comunicações de satélite, entre outras.
  Hoje em dia o termo rede wireless é mais utilizado para identificar uma Wireless LAN, ou WLAN, uma rede local que funciona na banda de frequências de 2,4 GHz e que não necessita de licenciamento por parte dos reguladores de telecomunicações - ao contrário das redes celulares, por exemplo. As WLAN são sustentadas nos protocolos 802.11, aprovados pelo IEEE, que integram diferentes normas, todas usadas para comunicação de dados sem fios em áreas geográficas delimitadas. Uma destas normas é a 802.11b, também designada por Wi-Fi. É a tecnologia mais utilizada pelos equipamentos disponíveis no mercado pelo que a designação redes Wi-Fi tornou-se quase equivalente a Wireless LAN. Recentemente o IEEE aprovou mais uma norma da família 802.11, a "g", que permite uma maior velocidade na comunicação de dados e é compatível com a 802.11b, sendo também incluída muitas vezes na designação Wi-Fi. As wireless LANs/redes Wi-Fi estão a ter uma divulgação apreciável devido à sua capacidade de permitirem uma implementação rápida, fácil e barata de pequenas redes em escritórios e mesmo nos lares dos utilizadores. wireless Para tal é preciso instalar um - ou mais consoante a área geográfica que quer cobrir - Ponto de Acesso (Acess Point) e equipar os computadores com placas de acesso WLAN. Desta forma é possível partilhar recursos como ligação à Internet, impressoras ou servidores de dados sem ter de instalar cablagem física. A tecnologia WLAN está também a ser incluída na maioria dos portáteis e PDAs à venda no mercado e sendo ainda disponibilizados diversos equipamentos adaptadores, desde placas WLAN a dispositivos USB que podem ser ligados de forma fácil aos computadores portáteis ou aos PCs. As grandes empresas têm ajudado à divulgação da tecnologia disponibilizando produtos e software compatível com WLAN/Wi-Fi. Entre os anúncios mais significativos contam-se a tecnologia Centrino da Intel que se propõe ser a base dos computadores portáteis e o suporte integrado no Windows XP por parte da Microsoft. Para além dos desenvolvimentos em termos de utilização limitada, numa casa ou num escritório, a tecnologia WLAN/Wi-Fi está também a desenvolver o fenómeno de Hotspots, pontos de acesso à Internet através de wireless, que começam a disseminar-se um pouco por todo o mundo juntando-se ao crescente interesse dos utilizadores pela mobilidade.

  Resumindo, Wi-Fi foi uma marca licenciada originalmente pela “Wi-Fi Alliance” para descrever a tecnologia de redes sem fios embarcadas (WLAN) baseadas no padrão IEEE 802.11. O termo Wi-Fi foi escolhido como uma brincadeira com o termo "Hi-Fi" e pensa-se geralmente que é uma abreviatura para wireless fidelity, no entanto a “Wi-Fi Alliance” não reconhece isso.

  E então, conseguiu entender a diferença?? Espero que tenha ajudado nessa curiosidade.

 

Assista esse vídeo do programa ‘Olhar Digital’, que fala um pouco sobre os roteadores ‘wireless’.




Nenhum comentário:

Postar um comentário