domingo, 10 de abril de 2011

“Rio”–Animação com cara de Brasil

Rio 3D
O Filme
  Dos mesmos criadores de “A Era do Gelo”, a animação “Rio” traz muita diversão e uma criação muito bem elaborada da Cidade Maravilhosa. O filme conta a história de Blu, uma arara-azul que sempre viveu em cativeiro, nunca aprendeu a voar e não sabe viver fora de casa. Um dia, o pássaro que é nativo do Brasil, mas nunca morou aqui, vai para o Rio de Janeiro com o objetivo de salvar sua espécie, e descobre um mundo diferente, fora da gaiola. Confira o trailer:
 
 O filme mostra um Brasil alegre e bonito, destacando os maravilhosos pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o bonde de Santa Teresa que passa pelo largo da Lapa, além da Sapucaí, com um dos maiores espetáculos da terra, o carnaval carioca. Também existem cenas na favela, onde o vilão esconde seus pássaros exóticos para serem contrabandeados. Porém, a favela não mostra violência e nem os problemas sociais, e sim pessoas curtindo o carnaval pelos estreitos corredores e ruas. Ao longo da trama, nos deparamos com temas polêmicos recheados de humor. O menino da favela que não tem mãe nem pai é um dos temas. O tráfico de animais em extinção é a principal questão discutida com bom senso no longa, e consegue combater esse problema categoricamente. Como sempre, existe um certo exagero ao demonstrar o carnaval no Rio, como se o brasileiro vivesse em função do carnaval (não que alguns não façam isso). Mas nada que tire méritos do filme.
  Apesar de alegre e animado, com participações de Will.i.am, Jamie Foxx, Sergio Mendes, entre outros, a trilha sonora deixa um pouco a desejar para os amantes do carnaval carioca pelo samba ‘americanizado’. Mas se tratando de uma animação internacional, com um toque de musical, isso passa a ser irrelevante e acaba nos divertindo.
Divulgação
  Um grande evento promocional da animação aconteceu no Rio. A fachada do Hotel Copacabana Palace foi transformada em uma gigantesca tela de cinema. Nada mais adequado, levando-se em conta que o filme em questão era a animação 'Rio', dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha. O evento foi chamado de ‘exibição monumental’. Antes de decidir pelo Copacabana Palace, a produção cogitou promover a exibição no Cristo Redentor e no Pão de Açúcar. A imensa área branca do hotel, no entanto, mostrou-se incomparavelmente mais compatível com o evento. Um equipamento montado na areia possibilitou a exibição. A projeção, inédita para este tipo de lançamento no Brasil, mostrou alguns momentos de Blu, a arara que se aventura na cidade para tentar evitar o fim de sua espécie. A animação do diretor de A Era do Gelo é considerada um dos maiores lançamentos do cinema mundial em 2011, e, por isso mesmo, atrai as atenções do mundo inteiro. (fonte www.veja.abril.com.br)
Abaixo, imagens do evento no Copacabana Palace (clique para ampliar):

Copacabana Palace com projeção de imagens!Copacabana Palace com projeção de imagens!
Copacabana Palace com projeção de imagens!Projetor direcionado para o Copacabana Palace.
  Não só pela grande produção na divulgação do filme, mas com certeza vale a pena conferir “Rio” nos cinemas em 3D. A aventura toma conta da tela e fascina, principalmente, nós brasileiros, ao ver a beleza do nosso país, que será exibida por todo o mundo. Corram pro cinema e boa diversão!!!




Um comentário:

  1. Adorei sua crítica! Eu vi o filme sábado e achei uma graça. A única coisa que eu não gostei foi a visão esteriotipada e americanizada que o filme mostra do Brasil. Mesmo o diretor sendo brasileiro, ele não conseguiu tirar isso que todo filme americano que fala de Brasil tem. Lembra aquilo que eu te disse sobre Carmen Miranda, Zé Carioca e tal? Então... Tirando isso, achei o roteiro o máximo, a estética é uma belezinha. Os brasileiros têm cara de brasileiros! haha. Além do mais, o filme tira 10 no quesito "ooooown, que belezinha!" hahaha
    Beijos.

    ResponderExcluir